Gnosticismo

Samael Aun Weor

Samael Aun Weor

“Nós ensinamos a Doutrina da Síntese. Esta Doutrina não poderá jamais estar contra as diversas formas religiosas.”

Samael Aun Weor é o nome espiritual de Victor Manoel Gomes Rodriguez, nascido na cidade de Bogotá, Colômbia, em 06 de Março de 1917.

O Mestre Samael foi possuidor de faculdades superiores e desde muito cedo demonstrara talentos e capacidades incomuns, tais como a de lembrar-se de suas vidas e sair conscientemente do corpo. Conta-se que desde criança expressava uma espiritualidade incomum e já aos dois anos se sentava em meditação.

Suas inquietudes levaram-no a perscrutar as mais importantes escolas filosófico-esotéricas do passado e ao final de sua juventude já havia estudado os ensinamentos de dezenas de escolas espirituais, tais como o Espiritismo, Yoga, Rosa-Cruz e Teosofia. Nesta época estudou profundamente as obras de Gurdjieff, Ouspensky, Krum-Heller, Max Heindel, Eliphas Levi, Rudolf Steiner, Helena P. Blavatsky, dentre outros expoentes da sabedoria espiritual. Aos dezesseis anos ditava conferências de esoterismo puro; aprofundou-se em Psicologia, Antropologia, Cosmogonia, Filosofia, Esoterismo prático, Cristianismo primitivo, etc.

Por fim, insatisfeito com o labirinto das teorias a que conduz o vão racionalismo humano, renunciou ao mundo dos conceitos elaborados e se reduziu a si mesmo ao “zero radical”, e só desta forma veio a encontrar-se, segundo ele mesmo narra.

Em 1950, Samael Aun Weor (que até então assinava apenas “Aun Weor”) entregou ao público o livro “O Matrimônio Perfeito”, com o qual iniciou o Movimento Gnóstico Cristão Universal (MGCU), fundado no Brasil em 02 de Outubro de 1960. A grande maioria dos grupos e organizações relacionados à Gnose de Samael, têm caráter místico-científico e não possuem finalidades lucrativas. As atividades que promovem objetivam lutar pela regeneração do ser humano, elevando seu nível espiritual, moral, físico e intelectual. Dentre suas principais metas, está a divulgação dos ensinamentos que são apoiados na Ciência, na Mística, na Arte e na Filosofia, comumente entregues gratuita e didaticamente na forma de cursos de auto-conhecimento, disponíveis a qualquer pessoa, independente de nível cultural, social ou econômico.

O conteúdo de toda a mensagem de Samael Aun Weor está expresso em uma linguagem simples e objetiva, caracterizado por seu cunho prático e revolucionário. Essencialmente, propõe como método para o desenvolvimento espiritual do indivíduo, a intensa vivência dos 3 Fatores de Revolução da Consciência, que, segundo foi continuamente enfatizado por Samael, conduzem o ser humano à Liberação Final:

1) MORTE. (Eliminação dos elementos psicológicos indesejáveis, origem das fraquezas humanas, infelicidades, dores e erros, produzindo o Despertar da Consciência);

2) NASCIMENTO. (Criação através do exercício consciente do Amor e da Alquimia, veículos superiores que possibilitem investigar e comprovar as verdades cósmicas, além de desenvolver as faculdades latentes no homem); e

3) SACRIFÍCIO PELA HUMANIDADE. (Prática do altruísmo e da caridade, entregando desinteressadamente, gratuitamente e sem distinção, um ensinamento regenerador e multimilenar (Gnosis) às pessoas que anelam a Auto-Realização Íntima do Ser).

O Mestre Samael Aun Weor desenvolveu a maior parte de suas atividades na Colômbia e Cidade do México, onde veio a falecer na noite de Natal do dia 24 de Dezembro de 1977, deixando milhares de seguidores, estudantes e simpatizantes ao redor do mundo.

O V.M. Samael é o fundador do Gnosticismo Contemporâneo, doutrina que guarda relação direta com os ideais que nortearam as vertentes gnósticas surgidas nos primeiros tempos do cristianismo e cujas idéias encontram-se expressas nos textos apócrifos. Nas palavras de seus discípulos, Samael, além de haver encarnado todos os princípios espirituais que ensinou, soube sintetizar a essência do buddhismo e do cristianismo; decodificou a ciência alquímica; rasgou os véus dos mistérios sexuais e abriu as portas da antropologia esotérica que revela o elo perdido para unificar e conciliar todas as culturas e civilizações do passado e do presente, do Oriente e do Ocidente.

SAMAEL E SUA OBRA

Publicados em diversos países do mundo, somam-se mais de uma centena os livros atribuídos a Samael Aun Weor, sendo várias destas obras elaboradas a partir de transcrições de palestras e conferências ditadas por ele em diferentes épocas e lugares. Segundo teria afirmado o próprio Samael, sua obra está fundamentalmente representada pelos livros “O Matrimônio Perfeito”; “Tratado de Psicologia Revolucionária”, “A Grande Rebelião”; “Sim, Há Inferno. Sim, Há Diabo. Sim, há Carma.”; “As Três Montanhas” e “O Mistério do Áureo Florescer”, que oferecem todo o embasamento teórico de um ensinamento prático e completo para quem anele realmente aprofundar em seu mundo interior através da experiência e da comprovação direta.